Ciclo de Reciclagem

O que é compostagem?

É um processo biológico que utiliza oxigênio (O2) para degradar resíduos orgânicos e produzir uma biomassa nova, adubo, e rica em nutrientes.

C6H12O2 + O2 => CO2 + H2O + nova biomassa

A compostagem aeróbica é um processo natural que reduz em até 80% o volume dos resíduos orgânicos. O resultado final é um adubo orgânico que também pode ser chamado de composto. Este composto é um corretivo fantástico para o solo.

Existindo um pequeno espaço disponível no próprio quintal você pode escolher diversos métodos de compostagem. Todos os métodos tradicionais (no chão, em vasos, com minhocas ou enzimas) têm uma característica em comum: eles são um fardo para "alguém" dentro a família. Uma pessoa deve ser responsável por revirar com a pá, agitar, misturar, molhar, cobrir para proteger do sol ou cuidar de minhocas. Por isso a taxa de falha dos métodos tradicionais é muito alta. Nosso estilo de vida moderno deixa muito pouco ou nenhum tempo livre para dedicar-se a este tipo de compostagem.

A Solução Simples para a Compostagem

Ilustração: Lixo -> Composteiras JORA -> Adubo

As composteiras JORABrasil são a solução para compostagem de todos os resíduos de cozinha no local onde são gerados. Isto ajuda a reduzir os aterros sem nenhum esforço. As composteiras JORA estão disponíveis para residências, hotéis, edifícios, condomínios, empresas com refeitórios, praças de alimentação, escolas e universidades. A compostagem torna-se tão simples que até uma criança de 8 anos de idade pode se envolver e aprender desde cedo o que é sustentabilidade.

O que é necessário para a compostagem?

Para tornar o processo ainda mais rápido é ideal adicionar os resíduos em pequenos pedaços.

uRight
dRight
uLeft
dLeft